Festival

A Maia é conhecida na ilha de Santa Maria pela sua baia, pelos vinhedos ao longo da encosta, pelo imponente farol de Gonçalo Velho na Ponta do Castelo, pelas suas piscinas naturais e sobretudo pela sua animação de cariz tradicional, nomeadamente pelos seus serões dançantes.
É costume durante todas as noites de verão as pessoas que neste local desfrutam das suas férias juntarem-se ao som de acordeões e guitarras dançando e convivendo alegremente.
Segundo os mais Idosos, este costume vem já de há muitas décadas, numa altura em que estas pessoas tinham a necessidade de lá pernoitar nas adegas para trabalharem nas vinhas, principalmente no mês de Setembro, altura das vindimas.
A noite era então a altura para confraternizar ao ar livre e ao som das musicas e cantares desse tempo. Para os mais novos era uma grande oportunidade de “arrajar” namoro.
Neste momento é objectivo desta Associação revitalizar estes serões, mostrando-os a quem nos visita, ligando gerações e dinamizando desta forma a animação turística da ilha.
A denominada Música Folk é quanto a nós a melhor forma de juntar gerações e culturas.
Atendendo a etimologia do termo no século XIX, a música folclórica ou folclore era música feita pela sabiduria (lore) popular (folk). Durante o século XX, o termo folk music adoptou um segundo significado: um tipo específico de música popular que é descendência cultural da música tradicional rural, ou de outro modo influenciada por ela.