VI FESTIVAL MAIA FOLK

Uma vez mais por iniciativa da Associação “Os Amigos da Maia”, realizar-se-á no lugar da Maia, a 6 e 7 de Julho de 2012 o Festival de Música Tradicional Maia Folk.
O Festival Maia Folk tem como objetivo trazer a música tradicional ou derivada desta, de várias paragens a um local único, a fajã da Maia na Ilha de Santa Maria, dinamizando cultural e turisticamente esta ilha.
A VI Edição do Maia Folk integrará como habitualmente 4 concertos distribuídos pelos dois dias de Festival. Na sexta-feira, dia 6 de julho, teremos a abrir o festival a presença Açoriana dos “Ronda das Nove”, vindos da Ilha do Pico, seguindo-se o concerto em moda de baile tradicional de “Celina da Piedade”, uma das instrumentistas mais prolíficas desse meio em Portugal. Para o dia 7 de julho e ultimo dia do festival apresentaremos os “Capagrilos”, vindos do norte do país que são um trio, que alia ao cantar em português uma cornucópia de sonoridades e inspirações de música do mundo. Por fim fecharemos o festival com a presença internacional dos “Stille Volk”, uma banda vinda dos Pirenéus da França, formada em 1994 e que se inspira na música celta e medieval.
Ainda no decorrer do festival decorrerá uma oficina de danças tradicionais, um passeio pedestre no trilho Santo Espirito/Maia e haverá também lugar para a inauguração do Núcleo interpretativo da vigia da baleia, um outro projeto desta associação que se encontra em execução.
A Caneca Ecológica Maia Folk será novamente uma realidade. Implementada na edição anterior, tem como objetivo evitar a sujidade dos copos de plásticos deixados no chão, ainda mais tendo em conta a proximidade do local do festival com mar. O público poderá adquiri-la por 1 euro ou então trazer a sua caneca adquirida no ano anterior.
Este ano, haverá algumas alterações no sistema de transporte do parque de estacionamento na Calheta para a Maia e no percurso inverso, este serviço será melhorado, sendo feito por uma empresa de transporte de passageiros, no entanto terá o custo de 1 euro por pessoa, sendo gratuito a menores de 12 anos. A entrada no Festival contínua gratuita.
Contamos, mais uma vez, com o apoio do Governo Regional dos Açores, através das Secretarias Regionais do Turismo e da Cultura, da Câmara Municipal de Vila do Porto, da Junta de Freguesia de Santo Espirito e do comércio local.